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26 de Abril de 2024
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    Governo orienta padrão de qualidade para as escolas estaduais

    há 15 anos

    Todos os diretores das 404 escolas da rede estadual devem adotar padrão de qualidade no ensino básico (fundamental e médio) em Rondônia. A orientação é feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (seduc), com vistas a manter o avanço na qualidade do ensino no Estado, conforme dados do último Índice de Desenvolvimento (Ideb).

    De acordo com o secretário-adjunto da Educação, professor Pascoal de Aguiar, as orientações foram repassadas durante os Encontros Regionais promovidos com os representantes de Ensino, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas, pela secretária Marli Cahulla, a partir do segundo semestre de 2008, quando assumiu a pasta. Essas recomendações, segundo Pascoal de Aguiar, estão tendo prosseguimento agora, quando as instituições de ensino estaduais efetuam as matrículas dos alunos para o ano letivo de 2009, que começará no dia 2 de março. O adjunto da Seduc fez questão de ressaltar, que por determinação do governador Ivo Cassol e da equipe da Seduc, será estabelecido o mesmo padrão de qualidade nas escolas estaduais para que a distribuição dos alunos por unidade seja feita sem transtornos, como em anos anteriores, quando são formadas imensas filas em uma escola, enquanto em outras há vagas sobrando.

    A intenção da administração estadual é desfazer a idéia de que uma escola é melhor que a outra. Por isso, todas seguirão os mesmos critérios para a garantia do ensino de qualidade, desde a Capital Porto Velho à mais longínqua localidade no Estado, afirmou o secretário-adjunto.

    Além dos encontros regionais da secretária Marli, que têm contado com a presença do governador Cassol, Pascoal de Aguiar lembrou, que desde que tomou posse como adjunto da Educação estadual, adotou como rotina visitas às escolas, inclusive no interior do Estado, para conhecer a realidade, principalmente as carências, de cada uma. Nessas visitas passamos uma série de recomendações aos diretores, sugerindo melhorias a partir da entrada da escola, que deve ser mantida limpa, pintada e sem mato ao redor, à questão pedagógica, que deve contemplar o aceleramento do processo ensino aprendizagem em todos os níveis educacionais, explicou Pascoal, observando que todo processo de melhoria passa pela elaboração e execução de projetos que despertem o interesse ou atenção dos alunos, evitando dessa forma a evasão escolar, e também que envolvam a participação dos pais, para que conheçam os instrumentos pedagógicos que poderão ter continuidade em casa junto ao restante da família, que é a base de todo o processo de desenvolvimento do ser humano. A intenção do governo estadual é continuar atingindo e, em alguns casos, ultrapassando as metas estabelecidas pelo MEC para o Ideb em Rondônia. Por isso há a necessidade de que todos os gestores escolares trabalhem em sintonia, promovendo o intercâmbio de informações e projetos, porque para o Governo o ensino não funciona apenas por unidade educacional, mas com a soma dos resultados de todas, concluiu.

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